quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Quem Passa Por Alcobaça...

JOSÉ XAVIER

José António Guimarães Vieira Xavier nasceu em 22/06/1961 na freguesia de Pontével, concelho do Cartaxo.
Iniciou a sua carreira em 1977, tendo-se retirado em 1992. Durante este período representou as seguintes equipas: G. D. Pontével, N. D. Labrujeira, Nutrigado/Alcobaça, Bombarralense, G. D. Lousa, Sporting C. P., Louletano e Tensai.
Notável no contra-relógio, foi sobretudo um ciclista de equipa, perdurando na memória de todos a sua presença na cabeça do pelotão a controlar as corridas e a ajuda aos colegas, nomeadamente na Volta à França do Futuro onde, para além de ter obtido um honroso 8º lugar na geral, foi decisivo, na vitória de António Alves, no Prémio da Montanha.
Ganhou várias etapas em provas diversas (por ex. Volta ao Algarve, Grande Prémio Jornal de noticias, Troféu Joaquim Agostinho, Volta ao Alentejo). Especialista em circuitos ganhou o de Rio Maior, (2 vezes) o do Alpendre, o de Olivais e Moscavide, o de S. Bernardo e a Volta dos Sete (Marinha Grande). Ganhou o Grande Prémio de Ciclismo de Torres Vedras em 1986 e o Porto/Lisboa em 1988.
Na Volta a Portugal obteve entre outros lugares na classificação geral, um 5º, um 8º e 11º, tendo ganho uma etapa e o 1º lugar no Prémio Juventude.

Ganhou o Porto - Lisboa em 1988, com a camisola do Louletano e será um dos nossos homenageados.
Por isso...

Não passa sem cá voltar!

Sem comentários: