sábado, 11 de outubro de 2008

Quem Passa Por Alcobaça...

JOAQUIM LEITE

Joaquim de Magalhães Leite nasceu em 18 de Março de 1945, na freguesia de São Clemente, concelho de Celorico de Basto.
Representou as equipas de Coimbrões, Aldoar, Estarreja, Académico do Porto, F. C. Porto e S. L. Benfica, tendo terminado a sua carreira de ciclista na época de 1976.
Foi por 3 vezes campeão nacional por equipas em pista e estrada, 2 vezes campeão nacional de velocidade e uma de rampa. Venceu inúmeras outras provas das quais se destacam o Grande Prémio do Sul e do Jornal de Noticias, os circuitos de Reguenga (Santo Tirso), Mealhada e Oliveirinha.
Participou em 8 Voltas a Portugal, tendo ganho uma etapa em 1974, ano em que andou com a camisola amarela em duas etapas e em que foi vencedor do Prémio da Montanha. Foi ainda portador da camisola amarela em duas etapas na Volta de 1972.
Internacionalmente correu 2 Voltas à Espanha, 1 Volta à Suíça, 4 Voltas às Astúrias, 1 Volta a Salamanca, 1 Volta a Vale Mineiros, 2 Voltas a Aragão, 1 Volta ao Levante, 1 Volta a Tarragona, 1 Prémio Nocal, 1 Paris-Roubaix e 2 Campeonatos do Mundo. Foi 3º classificado no Prémio da Montanha da Volta à Espanha e da Volta à Suíça e 1º no Prémio da Montanha da Volta a Tarragona (Espanha).


Ganhou o Porto - Lisboa em 1970, com a camisola do F. C. Porto e será um dos nossos homenageados.
Por isso...

Não passa sem cá voltar!

Sem comentários: