sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Quem Passa Por Alcobaça...

MARCO CHAGAS

Marco António Martins Chagas nasceu em 19/11/1956, na freguesia de Pontével, concelho do Cartaxo.

Foi o melhor ciclista da sua época e um dos melhores de sempre no panorama nacional. Registou prestações valiosas no estrangeiro, tendo participado em 2 Voltas a França (41º em 1980 e 77º em 1984), e tendo vencido a Volta a África do Sul e a Volta da Independência (Brasil).

Iniciou a carreira em 1974, tendo-se retirado em 1990, e durante estes anos representou: C. P. Pontével, Sporting. C.P., Águias-Clok, Lousa, Puch (França), F.C. Porto, Mako Jeans, Louletano e Orima-Cantanhede.

Em Portugal, entre muitas outras vitórias, foi cinco vezes Campeão Nacional de Fundo, uma vez Campeão Nacional de Pista (Perseguição), vencedor das Voltas à Madeira, ao Alentejo e Minho e dos Prémios Clok e Sical, entre outros.

Na Volta a Portugal é recordista com quatro vitórias, tendo ainda ganho por três vezes o Prémio Combinado e obtido um quinto, um sexto, um oitavo e um décimo lugar na classificação geral. Ganhou vinte e duas etapas na Volta.

Terminada a carreira como ciclista, manteve-se ligado ao ciclismo, primeiro como técnico das equipas de Santa Marta de Portuzelo e da Sicasal, e depois como comentador televisivo, função que desempenha com enorme competência, sendo considerado um dos melhores e mais argutos comentadores desportivos portugueses.


Ganhou o Porto - Lisboa em 1983, com a camisola do Mako Jeans e será um dos nossos homenageados.
Por isso...

Não passa sem cá voltar!

Sem comentários: