segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ele deu muito ao Ciclismo

Mário Lino


Mário Lino da Conceição Silva nasceu em Caldas da Rainha, no dia 15 de Outubro de 1947.

Estudioso da História de Portugal e do Desporto, tem vindo a publicar algumas obras de que se destacam: “Figuras e Factos da História do Desporto Caldense”, “O Cine-Teatro Pinheiro Chagas e o Salão Ibéria – duas Memórias das Caldas”, “Louriçal – Imagens da Freguesia”, “José Tanganho na Volta a Portugal”, “2006 – O Ano de Alves Barbosa”(Opúsculo) e “De Pombal à Redinha – Na Rota do Mito Napoleónico”.

No ano de 2006, em colaboração com a Câmara Municipal de Pombal, comissariou a Recriação Histórica “O Combate da Redinha”.

Foi o criador e mantém-se como responsável do Museu do Ciclismo nas Caldas da Rainha tendo, ao longo dos anos, organizado diversas exposições em que o ciclismo é o tema.

É sobretudo conhecido pelo Caldas-Badajoz que envolve, há muitos anos, uma organização complexa com muitas centenas de ciclistas num passeio inesquecível.

Dos inúmeros galardões recebidos, contam-se entre outros:

- Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha;

- Medalha de Ouro da Cidade, atribuída pelo Município Caldense em 1999.

Em 2004, por unanimidade do Pleno do Ex.mo Ayuntamiento da Vila Espanhola de La Albuera, foi-lhe atribuído o título de “Filho Adoptivo” daquela Vila Histórica do País vizinho.

Por tudo o que tem feito pelo ciclismo, é, muito justamente, um dos nosssos homenageados no próximo dia 1 de Novembro.

Sem comentários: