sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Nicolau e Trindade

- O Benfica-Sporting dos anos trinta

Se fossem vivos, tinham completado este ano um século de existência. Os dois protagonizaram duelos incríveis, nas não menos incríveis estradas portuguesas dos anos trinta.
José Maria Nicolau (foto à esquerda), a força da natureza que desgastava os adversários até os deixar para trás e ganhar as corridas. Alfredo Trindade (foto abaixo, do lado direito), um corpo franzino que era já um competidor à medida dos tempos modernos, geria o esforço e obtinha também muitas vitórias.
Era sobretudo na Volta a Portugal que traziam à rua milhares e milhares de adeptos que a pouco e pouco foram aumentando. E a rivalidade entre os dois foi-se, a pouco e pouco, transformando numa rivalidade entre os clubes que representavam: Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal.
Ambos naturais do Cartaxo, souberam sempre manter uma amizade muito grande e um grande espírito de camaradagem que só em desporto como o ciclismo é possível ainda encontrar hoje, de quando em vez.
Mais tarde, curiosamente, ambos viriam a ser treinadores do Benfica e ambos com bons resultados.
No centenário do seu nascimento saudamos, pois, o desportivismo que sempre demonstraram e o enorme respeito que tinham um pelo outro.
E saudamos também a Casa do Benfica e o Núcleo Sportinguista do Cartaxo que, fazendo jus ao espírito de ambos, lhes vão promover uma merecida homenagem no próximo domingo 19 de Outubro.
Bem hajam, Leopoldo Neves e Ana Caria!
Que vivam o Benfica e o Sporting!

Sem comentários: