segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Preâmbulo

Com a colaboração e acompanhamento da Câmara Municipal de Alcobaça e da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, vai o Alcobaça Clube de Ciclismo levar a efeito, em 1/Nov/2008, uma festa/homenagem ao Ciclismo Português, subordinada ao tema “PORTO-LISBOA” e com a designação de “PORTUGAL – 50 ANOS DE CICLISMO”.
Esta realização integra-se nas comemorações do quinto aniversário da fundação do Alcobaça Clube de Ciclismo e pretende aproveitar a sugestão de Alves Barbosa, na abertura, em 28/Out/2006, da I Semana do Ciclismo em Alcobaça e da exposição sobre ciclismo, de que uma iniciativa desta natureza passasse a decorrer de dois em dois anos.
De 25 de Outubro a 1 de Novembro, sob a designação “II SEMANA DO CICLISMO EM ALCOBAÇA”, decorrerão diversas actividades das quais se destacam:
- Exposição no Mosteiro de Alcobaça sob o tema “o Porto-Lisboa” e evocação de efemérides que se registaram no ano corrente. Serão assim focados “O PORTO-LISBOA”, CARLOS CARVALHO (já falecido – vencedor do Porto-Lisboa há 50 anos), ALVES BARBOSA (que venceu a Volta a Portugal há 50 anos), RIBEIRO DA SILVA (falecido há 50 anos) e NICOLAU e TRINDADE (decorre este ano o centenário do nascimento de ambos).
- Concurso de Montras na Cidade.
- Feira do Livro (livros sobre ciclismo).
- O Homem do Dia (um ciclista que estará presente nas actividades de cada dia).
- Passeio Ciclista.
- Dia da Bicicleta na Cidade.
- Passagem de Filmes (por ex. “O Homem do Dia”).
- Tertúlias, uma em cada dia com os seguintes temas: 
       . O Porto-Lisboa
       . O Ciclismo em Alcobaça
       . Evocação de Gil Moreira
       . Evocação de Nicolau e Trindade
       . Evocação de Ribeiro da Silva
       . Estágios em Alcobaça (Benfica e Selecção), nos “bons velhos tempos”
            A Festa/Homenagem decorrerá no dia 1 de Novembro constando de:

           - Um Colóquio/Debate no Mosteiro de Alcobaça, às 16 horas, sob o tema: O Porto-Lisboa, sendo oradores Mário Lino (Director do Museu do Ciclismo), Leonel Miranda (representa os ciclistas mais antigos), Joaquim Gomes (representa os ciclistas mais modernos) e Fernando Emílio (jornalista desportivo).
           - Um Jantar de Homenagem e Convívio onde serão homenageados os vencedores, ainda vivos, do Porto-Lisboa e os 20 primeiros classificados do Porto-Lisboa de 1982 que terminou em Alcobaça por interrupção popular por razões e circunstâncias totalmente alheias ao ciclismo.
Estarão presentes, entre homenageados e convidados, cerca de 500 pessoas incluindo membros do Governo e da Federação Portuguesa de Ciclismo e representantes de muitas outras entidades ligadas, não só ao ciclismo como a outros desportos e actividades.
A partir de hoje vamos começar a incluir textos e fotografias que o manterão informado da maior Festa do Ciclismo Nacional.
Mantenha-se informado visitando-nos com frequência.
E, para aguçar o apetite, vamos abrir com algumas imagens da Festa anterior (clique nas imagens para ver com mais pormenor):

 Em cima (esq. e dir.) e abaixo, aspecto da sala no jantar de homenagem

O grupo musical “Soão” actuando no convívio


O Presidente da U.V.P./Federação Portuguesa de Ciclismo, Dr. Artur Lopes (acima à esq.) e o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Gonçalves Sapinho (acima à dir.) no uso da palavra

Acima, o Secretário de Estado dos Desportos, Dr. Laurentino Dias no uso da palavra

Aspecto da entrega de placas aos homenageados

Alguns dos homenageados ladeiam Oceana Zarco, a primeira mulher federada no ciclismo português

Fulgencio Sanchez, Presidente da Real Federação Espanhola de Ciclismo entrega placa e lembranças a Venceslau Fernandes (em cima, à esquerda) e Alves Barbosa exibe o diploma da medalha de ouro concedida pelo governo francês (em cima, à direita)

Artur Agostinho (em cima, à esq.) agradece em nome dos homenageados não-ciclistas e Marco Chagas (em cima, à dir.) agradece em nome dos seus colegas ciclistas homenageados

Sem comentários: