quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O PORTO-LISBOA E O ABRAÇO ENTRE O FUTEBOL E O CICLISMO

Como mais detalhadamente se referiu e se referirá, em textos deste Blog, em 10 de Junho de 1982, o Porto-Lisboa terminou em Alcobaça.
O Ginásio de Alcobaça sentiu-se prejudicado pela (in)justiça da Federação Portuguesa de Futebol e o povo, aos milhares, saiu à rua e, frente ao Mosteiro, não deixou seguir a Prova.
O Ginásio acabou mesmo por subir à 1ª divisão e, passados todos estes anos, o episódio estava quase esquecido. Iremos agora recordá-lo na Festa “PORTUGAL – 50 ANOS DE CICLISMO” e numa tertúlia a realizar no dia 31 de Outubro.
As ofensas estão mais ou menos esquecidas embora, em conversa recente um dos ciclistas participantes nos tivesse referido que tinha sido prejudicado porque os cerca de 6 minutas de avanço que trazia em fuga lhe poderiam perfeitamente ter permitido uma vitória na Prova e um outro confessasse que quando passa por Alcobaça sempre pensa: “estes gajos fizeram-me parar injustamente e eu não tinha nada a ver com o problema deles”.
É pois esta Festa a oportunidade para dar um grande abraço entre o ciclismo e o futebol. E é o que vamos fazer. Ciclistas (e dos bons!) é o que não vai faltar no dia da Festa. Por isso era necessário juntar-lhe os homens do futebol. Achamos pois que estando presentes os melhores ciclistas seria bom que estivessem também presentes os ases do futebol.
E não fizemos a coisa por menos: convidamos e vão estar presentes três dos heróis do Campeonato do Mundo de 1966. Desses três “Magriços”, um representa o Porto (Festa - F.C. Porto) e os outros dois representam Lisboa (José Carlos - Sporting e Cruz – Benfica). Como esse Porto-Lisboa terminou em … Alcobaça, haveria que juntar um quarto “Magriço” que representasse Alcobaça. E cá estará ele no dia: trata-se do Lourenço (Sporting), que é natural de Alcobaça e representou o Ginásio (o nosso Moura), tendo até sido o primeiro jogador português de um clube de terceira divisão a integrar a Selecção Nacional (na altura a de Juniores que tão boa figura fez no Europeu de 1962).
Foi também convidado para estar presente o actual Presidente do Ginásio Clube de Alcobaça, Manuel Delgado. Presentes estarão também, vários outros intervenientes, de um ou de outro modo, no episódio como, por exemplo o então Presidente da Câmara Joaquim Rui Coelho que, de resto é hoje, membro activo da Comissão Coordenadora desta homenagem.
Para aguçar o apetite deixamos quatro fotografias. Mas para ver as restantes, o melhor é ir mesmo visitar a nossa exposição (Reminiscências do Ciclismo), que estará patente na Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça, a partir de 25 de Outubro.
Já agora inscreva-se também no jantar do dia 1 de Novembro (30 €, por pessoa) e vai ver que vai gostar: duma assentada mata saudades dos “grandes” do Futebol e do Ciclismo.

Sem comentários: