quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Nosso Balanço VI

O HOMEM DO DIA

Com uma assistência reduzida (cerca de 30 pessoas) mas muito interessada, foi no domingo de 26 de Outubro passado, exibido o filme o”O Homem do Dia”, mais uma iniciativa integrada na “II Semana do Ciclismo em Alcobaça”, que teve lugar no Auditório da Biblioteca, muito gentilmente cedido, para o efeito, pelo Município de Alcobaça a quem agradecemos.
Trata-se de um filme realizado nos finais dos anos cinquenta, com muitos dos defeitos e virtudes de boa parte dos congéneres dessa época, sendo apenas de lamentar que as cópias existentes se encontrem em mau estado.
Apesar de tudo é um filme que vale a pena ser visto e que gira à volta do ciclismo, apresentando muitas cenas reais de provas da época, onde podemos recordar, para além de Alves Barbosa, o protagonista, alguns outros grandes ciclistas da época, como João Marcelino, Pedro Polainas, José Firmino e Manuel Graça. Ribeiro da Silva é, também, outro dos grandes ciclistas da época, recordado neste filme.
Outros actores bem conhecidos fazem parte do elenco: Maria Dulce (vinda propositadamente de Madrid para as filmagens) que contracena com o “galã”, Alves Barbosa e, ainda, entre outros, Elita Martos, Armando Cortez, Costinha, Camilo de Oliveira, Mário Pereira, Alina Vaz e Alice Maria.
O filme começa com um Porto-Lisboa (perfeitamente adequado ao tema da nossa festa) e termina com uma chegada ao Porto, num longo sprint entre Pedro Polainas e Alves Barbosa.
Foram momentos bem passados por todos os que, numa noite de muito frio quiseram estar presentes, sendo bem visível a emoção de um deles, Fernando Vieira, no momento em que foi exibida a entrada no Estádio de Alvalade e disputada ao sprint uma chegada de um Porto-Lisboa da época, prova que também ele viria a ganhar em 1975. A quem não viu, aconselha-se que veja este filme que nos enche a alma e nos deixa com alguma nostalgia dos tempos em que o ciclismo tinha tal força que conseguia ser o tema central de um filme com um elenco de luxo na época. Nem mesmo o futebol jamais conseguiu, em Portugal, tal feito.

Sem comentários: