sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

OS TEXTOS DOS NOSSOS CONVIDADOS

O texto que hoje publicamos foi-nos enviado pelo Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa do Ciclismo, Eng. Macário Correia.
Para além de muitas outras actividades a que se dedica, sempre com rigor, é o Eng. Macário Correia uma pessoa com mais méritos no ciclismo do que muitos ciclistas profissionais.
Agradecemos a simpatia das palavras que nos enviou sobre a Festa "PORTUGAL – 50 ANOS DE CICLISMO", e ainda, muito especialmente, a sua habitual disponibilidade para estar connosco, e dirigir superiormente os debates que organizamos.
Daqui lhe enviamos um grande abraço e os desejos de que a próxima época do "seu" Tavira volte a ter os melhores êxitos desportivos.
O ciclismo heróico

 Durante quase 100 anos, entre as duas principais cidades do país, fez-se muito pela história do ciclismo português.
O sacrifício, a dor e a capacidade de resistência daqueles heróis marcam-nos de modo impressionante.
Nas últimas edições, já as regras de preparação, de alimentação e de apoio eram razoáveis, mas nos primeiros tempos, correr de noite, às apalpadelas, por estradas enlameadas, sem pavimentos, com bicicletas arcaicas, era obra de uma admirável capacidade.
Nos tempos modernos, já não se enquadra nos regulamentos internacionais uma prova desta natureza. É compreensível e aceitável.
Todavia, com a ligação feita em duas etapas, se surgir quem a queira organizar, em calendário adequado, será certamente de bom grado recebida. Mas, nos tempos que correm, não será fácil.
A cidade de Alcobaça, o seu clube de ciclismo e o seu dinâmico Presidente, Dr. Timóteo de Matos, estão de parabéns, por terem conseguido deslocar ao evento comemorativo tão ilustres participantes.
Campeões de várias gerações mataram saudades, lembraram episódios alegres e momentos de sacrifício feitos, por alguns deles várias vezes, desde a Praça da Batalha até à Avenida da Liberdade.
Saber reunir com boa disposição, com dignidade e com a devida homenagem prestada às nossas referências históricas, a todos orgulha.
O ciclismo é, com estes exemplos, seguramente uma das mais bonitas e populares modalidades desportivas.
Todos sentimos prazer e orgulho em também fazermos parte desta família.

Sem comentários: