quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Nosso Balanço VII

Exposição "Reminiscências do Ciclismo"

Conforme anunciado, foi inaugurada na manhã do dia 25 de Outubro do ano transacto, com a presença de José Vinagre, Vereador do Desporto do Município de Alcobaça e do “Homem do Dia”, Marco Chagas. Estiveram ainda presentes outros convidados, entre os quais Maria João Silva e Fernando Silva, sobrinha e irmão de Ribeiro da Silva.


O coordenador, Timóteo de Matos, em breves palavras explicou as razões desta exposição, sua designação e localização: “Reminiscências do Ciclismo” foi a designação escolhida para abarcar os diversos temas ali focados. A Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça foi escolhida por sugestão do anterior Director do Mosteiro de Alcobaça, Dr. Rui Rasquilho, que, além dessa, deu à organização, muitas outras sugestões preciosas. Fundamentais foram ainda a direcção e conselhos de Mário Lino, responsável do Museu do Ciclismo, que cedeu gratuitamente considerável parte dos materiais expostos e dos próprios expositores.


Usaram ainda da palavra Marco Chagas e José Vinagre, demonstrando ambos o seu apreço pela iniciativa, após o que foi declarada aberta a exposição, iniciando-se então a visita, durante a qual o responsável da organização referiu e detalhou cada um dos temas expostos:

- A abrir, uma mostra de livros dedicados ao ciclismo que, simultaneamente, constituía a Feira do Livro, onde estavam expostos, e à venda, os principais títulos disponíveis nos livreiros, e ainda outros já esgotados, exibindo-se, ainda, edições de autor hoje fora do mercado e muito difíceis de encontrar;


- Carlos Carvalho, com exposição de fotografias e a bicicleta com que, há 50 anos, ganhou o Porto-Lisboa;


- Nicolau e Trindade, com dois cartazes de grande dimensão, relembrando a sua amizade e o fair-play no desporto;

- Alves Barbosa e Ribeiro da Silva, rivais e amigos, com exibição de fotografias e jornais, evocando as suas proezas em Portugal, Espanha e França;

- O Porto-Lisboa, com três secções distintas: a primeira, documentando fotograficamente o primeiro Porto-Lisboa; a segunda, relembrando a interrupção em Alcobaça em 1982, com exibição de fotografias e jornais da época; a terceira, sobre as diversas edições da prova, utilizando, como materiais preferenciais, jornais e, sobretudo, camisolas e bicicletas que vencedores e outros ciclistas usaram na prova.


- Finalmente, a ultima secção relembrava, com muitas fotografias e jornais, a festa “Portugal -50 Anos de Ciclismo” de 2006, encontrando-se ainda expostos o prato, a medalha e o filme desse evento.

A exposição constituiu um êxito assinalável e no espaço de uma semana contou com mais de mil visitantes.
A organização agradece:
- A cedência de materiais, à Fundação A Lord, ao Filipe Carvalho, ao Núcleo Sportinguista e à Casa do Benfica do Cartaxo, e, ainda, a todos os ciclistas que cederam bicicletas e camisolas e, particularmente, ao Museu do Ciclismo cujos materiais constituíram parte significativa da exposição;
- A colaboração na obtenção de materiais à Maria João Silva e, na montagem ao Mário Lino e ainda aos dois elementos da comissão, responsáveis pela exposição, o João Evangelista, que correu a todo o lado, e o José Carlos que, com a colaboração da esposa e da filha, tornaram possível, não só pôr a exposição de pé, como ainda torná-la melhor em muitos pequenos pormenores;
- Aos funcionários do Município de Alcobaça que, de uma sala aparentemente inutilizável, fizeram uma sala deslumbrante .
- E, finalmente, à Directora do Mosteiro, Drª Cecília Gil, ao IGESPAR e muito especialmente à Câmara Municipal de Alcobaça e ao Vereador do Desporto, José Vinagre, inexcedível em todo o apoio que lhe foi solicitado.
Fica ainda uma fotografia que dá ideia da grandiosidade e beleza daquela que foi a exposição “Reminiscências do Ciclismo”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Descobri agora este blo e como antigo admirador de ciclismo, gostei, embora parcialmente. Porque, como adepto do F C Porto, mas não só evidentemente, penso que dão demasiada importância aos atletas do Benfica e Sporting, além dos que antigamente fizeram carreira nos típicos clubes de ciclismo (Sangalhos, Académico, Louletano, Alpiarla, etc.)comparativamente ao F C Porto, clube que nas décadas de 50 e 60 deu cartas... E não entendo como esquecem (nas biografias)nomes como os de Mário Silva, Sousa Cardoso, Artur Coelho, Carlos Carvalho... e sobretudo os anteriormente famosos Fernando Moreira, Dias dos Santos, Moreira de Sá, etc.
Espero que venham ainda a dar o destaque devido a estes e outros áses das bicicletas.
Parabéns, contudo.
A. Costa - Felgueiras

Anónimo disse...

Relacionado com o anterior comentário e o que neste blog tem sido publicado, especialmente ao trabalho que tem sido feito em Alcobaça, leiam um blog chamado Paixão Pelo Porto, onde tem havido referências várias ao ciclismo, como aconteceu recentemente em

http://paixaopeloporto.blogspot.com/2009/08/o-cromo-do-dia-carlos-carvalho.html

sendo aí referenciada uma exposição de Alcobaça.
Parabéns e continuem.

Alcobaça Clube de Ciclismo disse...

Obrigado pelos seus comentários. Creia que nada nos move contra o F. C. P., simplesmente este blogue foi criado para servir de suporte e divulgação a uma festa denominada «Portugal – 50 Anos de Ciclismo» que é feita de 2 em 2 anos em alcobaça, integrada na Semana de Ciclismo da cidade com iniciativas diárias e diversas.
Estas festas destinam-se a divulgar o ciclismo e homenagear pessoas a ele ligadas nos últimos 50 anos, ainda vivas.
Neste caso, homenagearam-se, entre outras individualidades, os ciclistas vencedores do Porto-Lisboa nos últimos 50 anos e alguns dos ciclistas forçados a parar em Alcobaça em 1982.
Se quiser consultar o Blogue http://50anos.blogspot.com/, criado para a festa de 2006, lá encontrará biografias de muitos outros vivos, como o Mário Silva, por exemplo) e a referência de que, nesse ano, um dos homenageados foi o Futebol Clube do Porto.
Para mais informações, contacte por favor para alcobacaclubeciclismo@iol.pt.