quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Porto-Lisboa

Escolher o tema para a Festa deste ano não foi fácil.

Efemérides mais óbvias eram duas: Centenário do nascimento de Nicolau e Trindade e 50 anos do falecimento de Ribeiro da Silva. Sempre admitimos que entidades muito mais "apetrechadas" do que nós tomariam conta quer de um, quer do outro caso, pelo que nos decidimos por uma simples evocação com exposição de alguns materiais alusivos a esses 3 dos maiores ciclistas portugueses de sempre.

Como as nossas homenagens se destinam aos ciclistas e personalidades ainda vivos optámos desta vez pelo Porto-Lisboa, como tema da Festa. E por três boas razões: a primeira, porque o Porto-Lisboa é a clássica mais antiga disputada em Portugal e sempre passou em Alcobaça; a segunda, porque deixou de disputar-se e queremos dar uma pequena contribuição para o seu relançamento; a terceira, porque um dos Porto-Lisboa (o de 1982) foi interrompido em Alcobaça e achamos que é tempo de Alcobaça apresentar desculpas e fazer a reparação possível: uma pequena homenagem aos ciclistas que depois de um esforço enorme foram obrigados a parar sem terminar a corrida.

Homenagem vamos pois fazer - embora modesta a nossa! - aos ciclistas: aos vencedores do Porto-Lisboa, que a merecem, mas também aos que, forçados, terminaram o Porto-Lisboa muito antes da meta à vista. Os vinte primeiros do Porto-Lisboa de 1982 aqui homenageados simbolizarão e representarão todos os seus colegas.

É no entanto conveniente informar os leitores que a Festa não se limitará à evocação do Porto-Lisboa, seu tema central. Seria impossível fazer uma festa e limitarmo-nos a um único tema. Por isso, durante uma semana, teremos muitas outras actividades, todas elas ligadas ao ciclismo, que irão aqui ser abordadas noutros capítulos futuros.

Sem comentários: